INTRODUÇÃO
O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) é um assunto que tem sido comentado na atualidade escolar, e junto com as ideias propostas por esse tema, surgem, no entanto, várias perguntas sobre o que é, onde construir, por que construir e como construir um LEM.
Segundo Lorenzato (2006), LEM é uma sala ambiente dedicado à estruturação, organização, planejamento e o acontecimento do pensar matemático, ou seja, é um espaço para facilitar, tanto ao aluno como ao professor, procurar, experimentar, analisar e concluir.
Muitos professores acham que o LEM acontece nas aulas e não precisa de um local específico. Isso faz com que eles não busquem um lugar certo na escola para tentarem a construção de um LEM. Segundo o autor, o professor tem que possuir conhecimento, crença e ter engenhosidade:
“ Conhecimento porque, tendo em vista que ninguém ensina o que não sabe, é preciso conhecer matemática mas também metodologia de ensino e psicologia, enfim, possuir uma boa formação matemática e pedagógica; crença porque, como tudo na vida, é preciso acreditar naquilo que se fazer, transformar ou construir; e engenhosidade poque, muito frequentemente, é exigida do professor uma boa dose de criatividade, não só para conceber, planejar, montar e implementar o seu LEM, como também para orientar seus alunos e transformá-lo em estudantes e, de preferência, em aprendizes também.” (LORENZATO, 2006, p. 7-8)
Sabemos que não é fácil construir e manter um LEM sozinho. A conquista da construção de um LEM dá-se com a união dos professores, alunos e toda equipe escolar.
Seguindo a linha de pensamento do antigo provérbio chinês: “se ouço, esqueço; se vejo, lembro; se faço, compreendo” e os argumentos de muitos educadores como Comenius, Locke, Rousseau, Pestalozzi e muitos outros empenhamo-nos em divulgar os recursos didáticos do nosso laboratório e formas de utilizar os mesmos.
De maneira geral, sabemos que é um objetivo que não será atingido em curto espaço de tempo. Durante a disciplina Laboratórios para o Ensino de Matemática, tivemos a iniciativa criar um blog que será uma ferramenta que contribuirá com o desenvolvimento de atividades pedagógicas, servindo assim de referencial aos futuros e atuais alunos de graduação que se dedicarem a prática docente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário