quarta-feira, 22 de junho de 2011

Sólidos Geométricos de Madeira


Desde os anos iniciais, com o intuito de facilitar o aprendizado e torná-lo significativo, muitos professores utilizam figuras e objetos que propiciem a compreensão do aluno quanto aos conceitos e propriedades geométricas. Na geometria espacial, não é fácil fazer com que os alunos saiam do mundo bidimensional e passem para o mundo tridimensional. Conseguir enxergar uma figura tridimensional sem tocá-la é algo que pode dificultar a aprendizagem. Nesse sentido os sólidos geométricos de madeira tornam-se um recurso valioso para se trabalhar as formas geométricas presentes no cotidiano como, por exemplo, o cone para lembrar a casquinha do sorvete, o prisma para lembrar embalagens, o cilindro para lembrar latas, etc. Partindo dessa relação, a manipulação dos sólidos geométricos proporciona um contato real com o objeto de estudo permitindo que o aluno levante conjecturas e confirme-as quanto às propriedades nele presentes. A visão do sólido geométrico é de extrema importância para assimilação do conteúdo, principalmente para a visualização das vistas laterais e de cima da figura, os vértices, as faces e as arestas de cada sólido. A partir dessa manipulação, o professor poderá desenvolver diversas outras atividades, dentre elas, a planificação das figuras espaciais montando e desmontando embalagens; a construção dos sólidos geométricos pelos próprios alunos, utilizando materiais diversificados como papel, madeira, argila, etc.; o desenvolvimento de situações-problema envolvendo área, perímetro e volume. Tais atividades podem ser adaptadas quanto ao grau de dificuldade de acordo com cada etapa escolar.


Os sólidos geométricos e suas superfícies:
Os sólidos geométricos que não possuem superfícies arredondadas são chamados poliedros. Os mais conhecidos são:


Cubo:

 
Paralelepípedo:




Pirâmides:
-base triangular:

 

-base quadrada:

 
Os sólidos geométricos que possuem superfícies não-planas são chamados corpos redondos:
Cilindro:

 
Cone:

 
Esfera:
Ref.:
  1. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/832-4.
  2. http://www.sbempb.com.br/anais/arquivos/trabalhos/RE-11042817.pdf
  3. Marsico, M. T. et al, Marcha Criança: Matemática, 4ª série, 5º ano; Ensino
    Fundamental, Ed reform. – São Paulo: Scipione, 2008 – [Coleção Marcha Criança].

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