O Ábaco de frações
Figura 1: O Ábaco de frações
Fração é um número que representa uma ou mais partes iguais em que foi dividida uma unidade ou um inteiro.
Como exemplo, se tiver uma barra de chocolate inteira e a dividimos em quatro partes iguais, cada parte representará uma fração da barra de chocolate.
Assim, uma fração significa dividir algo em partes iguais.
Para escrever uma fração, utilizamos dois números naturais separados por um traço horizontal.
O numerador é o número que fica acima do traço. Indica quantas partes do inteiro foram consideradas.
O denominador é a parte que fica abaixo do traço. Indica em quantas partes o inteiro foi dividido.
O numerador e o denominador são os termos da fração.
Leitura e Classificações das Frações
Numa fração, lê se, primeiramente, o numerador e, em seguida, o denominador.
I) Quando o denominador é um número natural entre 2 e 9, a sua leitura é feita do seguinte modo:
II) Quando o denominador é 10, 100 ou 1000, a sua leitura é feita usando-se as palavras
décimo(s), centésimo(s) ou milésimo(s).
III) Quando o denominador é maior que 10 (e não é potência de 10), lê se o número acompanhado da palavra "avo".
Quando uma fração pode ser simplificada (ou seja, dividir o numerador e o denominador pelo mesmo número), denominamos Fração Redutível. Ex:
- Como dizer qual fração é maior?
Com o ábaco de frações fica fácil verificar qual fração é maior através da comparação.
Exemplo:
Figura 2: Comparação de frações
Portanto, a maior fração é
- O que é fração equivalente?
São frações que representam a mesma parte de um inteiro.
Figura 3: Representação de frações equivalentes no ábaco.
ATIVIDADE I:
1) O filme que está em minha máquina fotográfica é de 36 poses. Eu já bati
das fotografias. Quantas fotos eu já bati?
das fotografias. Quantas fotos eu já bati?
SOLUÇÃO:
O filme todo tem 36 poses e é representado pelas peças brancas que representam um inteiro ou
Bateu-se
das fotos isto pode ser separado do seguinte modo: sete vezes um nono, que pode ser representado no ábaco de frações:
das fotos isto pode ser separado do seguinte modo: sete vezes um nono, que pode ser representado no ábaco de frações:
Figura 4: Representação de um inteiro
Figura 5: Representação de sete nono.
Portanto já bati 28 fotos, ou seja,
ADIÇÃO DE FRAÇÕES
Quando temos o mesmo denominador fica fácil, ou seja, somamos o numerador e mantemos o denominador.
Figura 6: Adição de frações
Quando temos denominadores diferentes basta encontrarmos frações equivalentes de mesmo denominador, ao encontrarmos as frações equivalentes do exemplo anterior temos:
E sua soma é:
Figura 7: Representação da adição de denominadores diferentes.
Figura 8: Representação frações equivalentes.
Figura 9: Representação do resultado da adição.
SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES:
A idéia é a mesma usada na adição de frações.
Figura 10: Subtração de frações
Como fazer como fazer com denominadores diferentes?
R: Basta usar frações equivalentes.
Figura 11: Subtração de frações
Figura 12: Usando frações equivalentes e encontrando a diferença.
NÚMEROS MISTOS E FRAÇÕES IMPRÓPRIAS.
Um número misto possui uma parte inteira e outra fracionária.
Ex: 1)Quatro laranjas e meia (a representação nos indica quatro inteiros e meio).
Ex: 2)Usando o ábaco de frações representamos o número misto
Figura 13: Números mistos
MULTIPLICAÇÕES ENVOLVENDO FRAÇÕES
Quando temos um número natural multiplicando uma fração observamos que não é necessário tornar o número natural em uma fração equivalente:
De forma semelhante:
DIVISÃO DE FRAÇÕES.
Para saber quantas vezes um a quantidade cabe em outra, usamos a divisão.
Resolveremos algumas divisões com o auxílio do ábaco de frações.
ATIVIDADE II:
Figura 14: Divisão de fração
Solução:
Figura 15: Comparação de frações
Figura 16: Resultado da divisão de fração.
Outro exemplo:
Figura 17: Divisão de fração
Solução:
Referências:
- Novo Praticando Matemática, dos autores Álvaro Andrini e Maria José Vasconcelos, da Editora do Brasil, 1ª edição, SP/2006, Volume 1.
- Agora eu sei!: Matemática, 4° e 5° ano: Ensino Fundamental/ Maria Teresa Marsico – São Paulo: Scipione, 2009.- (Coleção Agora eu sei!).
- Spinelli, Walter; Souza, Maria Helena, Matemática, 5° série, Ensino Fundamental/ Ática – 2003.
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