quarta-feira, 13 de julho de 2011

TIRAS DE PROPRIEDADES PARA FUNÇÕES

Número de participantes: 3 ou 4
Material necessário: será necessária uma cópia das tiras de propriedades e das cartas de funções para cada equipe. As tiras e cartas da cópia devem ser recortadas.



Regras:
·         As cartas de funções são embaralhadas e, com as faces voltadas para baixo, dispostas sobre uma mesa ou carteira formando um monte.



·         As tiras de propriedades também são embaralhadas e distribuídas em número igual por entre os jogadores. Cada um deve receber pelo menos 4 tiras. Nem todas precisam ser distribuídas.
·         Para a primeira função retirada do monte, cada jogador seleciona, entre suas tiras, aquelas que correspondem a propriedades dessa função. Depois, os jogadores discutem entre si se as propriedades selecionadas são realmente válidas para a função em questão.
Um exemplo:



·         Cada tira de propriedade corretamente escolhida representa um ponto para o jogador.

·         Posteriormente, as tiras de propriedades são novamente juntadas, embaralhadas e distribuídas para os jogadores e outra função é retirada do monte. Os jogadores mais uma vez escolhem, entre suas tiras, as que apresentam propriedades da função selecionada.

Outro exemplo:
·         O jogo continua sucessivamente assim durante 4 ou 5 vezes, conforme combinado pelos jogadores.
·         O ganhador será aquele que ao final tiver obtido o maior número de pontos.

Para verificar se as propriedades escolhidas são válidas para a função selecionada, vamos utilizar o software Geogebra.
No primeiro exemplo, temos:
No segundo exemplo, temos:
Referência:
ü  Smole, Katia Cristina Stocco; Diniz, Maria Ignez de Souza Vieira. - Editora Saraiva- 2003, 3  edição – Ensino Médio, Volume 1.

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